segunda-feira, 8 de agosto de 2011

CONSTRUINDO A RESENHA NA SALA DE AULA


Material elaborado por Rômulo Tiago da Silva

            A resenha é um texto que visa informar o leitor a respeito de alguma obra. É uma informação comentada, onde se colocam valores positivos ou negativos, ou seja, uma apreciação. Ela é feita acerca de uma obra literária, de um filme, de um show, de DVD , de um artigo científico, etc.
            Antes de ser elaborada, o autor deverá ter, previamente, analisado ou lido a obra, em se tratando de um livro, para que possa aparecer em sua resenha: apresentação, descrição, crítica e recomendação.
            Para a sua boa construção é necessário que seja seguido alguns passos, explicitados abaixo:
            1 – Título: dar um título à resenha que, necessariamente, não precisa ser o mesmo da obra, porém esse título deve ter relação com a obra, além de ser criativo e original;
            2 – Transcrição da ficha bibliográfica: dar referência bibliográfica, no próprio texto: autor, data de publicação, local de edição, data, editora. No caso de filmes, é necessário indicar, no texto, o diretor, atores principais, tempo de duração, país, ano de publicação;
            3 – Credenciais do autor: fazer um relato da vida do autor da obra: naturalidade, idade, obras publicadas, etc;
            4 – Descrição da estrutura da obra: indicar como a obra está organizada: capa, capítulos, páginas, formato, etc;
            5 – Resumo da obra: apresentar um resumo das ideias principais, seu estilo, seu tom formal ou informal, ou seja, do que se trata tal obra;
            6 – Fundamentação temática – tema da obra: apresentar a idéia central exposta na obra;
            7 – Apreciação crítica: emitir um juízo de valor, apontar aspectos positivos ou negativos. Essa apreciação é pessoal, podendo, portanto, outras pessoas concordarem ou discordarem da opinião do autor da resenha.
            8 – Indicação da obra: salientar se a obra reforçou ou não seu conhecimento, se pode ser indicada para que tipo de pessoas.

            Abaixo, está o exemplo de uma resenha de uma obra literária – “As pernas de Úrsula e outras possibilidades” – de Cláudia Tajes, escritora da literatura gaúcha contemporânea, que trata da relação de Eduardo e Alice recém casados e que tem seu primeiro filho. A obra vai abordar também o desgaste do casamento com a chegada do filho, que é chamado apenas de Bebê L, durante toda a obra, deixando o marido em segundo plano. O leitor vai descobrir, ainda, o porquê desse título “As pernas de Úrsula e outras possibilidades”.
            Nesta resenha há a presença de todas as características do gênero. Nela, coloquei outro título que tinha a ver com a obra.


Eu, Alice e o Bebê L
Rômulo Tiago da Silva

            Depois de várias obras como “A vida sexual da mulher feia”, “Dores, amores e assemelhados” e seu primeiro grande livro, “Dez (quase) amores”, que tem como personagem central Maria Ana, que vive este enredo todo em busca de sua felicidade em várias situações, muitas vezes engraçadas, complicadas ou até mesmo por acaso, a autora gaúcha Cláudia Tajes, nascida em Porto Alegre, em 1963, nos traz mais uma preciosidade: “As pernas de Úrsula e outras possibilidades” pela Editora L e PM, de Porto Alegre, publicado em 2002. No decorrer de suas 128 páginas, pode-se classificar a obra como um triângulo amoroso ou simplesmente um desgaste no casamento, como é comum nos casais após a chegada dos filhos.
            “As pernas de Úrsula e outras possibilidades”, desde sua capa, que é um verdadeiro convite a sua leitura, já nos faz, pelo menos, ter aquela curiosidade do que vem por aí, principalmente à ala masculina.
            Dividido em 25 capítulos e narrado em primeira pessoa, “As pernas de Úrsula” nos conta a história de Eduardo Sampaio e Alice. Ele, um jovem professor de cursinho pré-vestibular; ela, filha de uma ex-aeromoça que, à noite, é uma stripper.
            Eduardo conhece Alice numa piscina de um clube, ainda quando era apenas estudante e trabalhava numa loja de livros de Direito de seu tio. Ele se apaixona por Alice e sua marca de vacina na coxa, iniciando, a partir daí, as trapalhadas para a conquista, típica de jovens.
            O tempo passa e os dois acabam se casando. Até aí tudo muito bem, mas, depois de algum tempo, Alice deseja ter um filho e, após algumas tentativas, ela está esperando o então Bebê L.
            Semelhante aos relacionamentos de nosso cotidiano, depois da chegada do Bebê L, Eduardo acaba ficando em último plano na vida de Alice. Ele conhece, então, uma linda mulher de pernas intermináveis e fica encantado por elas e por sua dona.
            Na verdade, Eduardo, como a maioria dos homens, está em busca de outras possibilidades que no casamento não estava encontrando, inclusive o sexo, que não existia mais.
            E mais uma vez Cláudia Tajes com sua linguagem facilitada deixa uma verdadeira obra que serve muito bem para os novos casais que estão iniciando sua vida conjugal ainda muito jovens. Além disso, vale a pena saber o que acontece com esses personagens muito bem construídos pela escritora. 

  
               


        

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